Tieguai Li é o mais velho dentre os membros do grupo dos Oito Imortais taoísta. Patrono dos feridos e dos doentes, este Imortal estudou com Lao Tsé por quarenta anos, passando longos períodos sem comida e sem dormir com o objetivo de focar unicamente na prática da meditação.
Antes de se tornar um Imortal, contam as histórias que Tieguai Li era um homem muito bonito. Certo dia, durante sua preparação para realizar uma viagem espiritual, ele instruiu seu aprendiz, Li Ching, a vigiar o seu corpo enquanto ele estivesse fora e a esperá-lo por sete dias. Caso não voltasse no prazo combinado, ele deveria cremá-lo.
No sexto dia, o seu aprendiz recebeu a notícia de que sua mãe estava doente e pedia pelo seu retorno para cuidar dela. Por causa disso, o aprendiz cremou o corpo do Imortal um dia antes do que diziam as instruções originalmente recebidas.
No dia seguinte, quando Tieguai Li de fato retornou, seu corpo não se encontrava mais no local aonde havia deixado. Procurando por uma alternativa, o Imortal encontrou o corpo de um mendigo, que havia sido aleijado e que recém havia morrido de fome, passando a habitá-lo. Assim, o Imortal recebeu o nome de Teiguai (muleta de ferro), tendo a aparência de um mendigo coxo e levando sempre consigo as suas muletas de ferro.
Tieguai Li, como todos os Imortais, é frequentemente mostrado carregando o seu tesouro, uma cabaça. Acima dela, espiralando para o céu, há uma nuvem de neblina, que contém o hun do Imortal Li, isto é, a sua alma etérea. Em suas representações gráficas, ele aparece com sua muleta de ferro; em textos, há menção de que se locomove montado em um qilin, uma criatura chinesa quimérica, semelhante a um dragão, cujos cascos estão envoltos em chamas.
Obrigado pelos textos sobre os imortais taoístas! Espero ansiosamente para saber sobre todos!