Prosseguindo nossa viagem pelo universo dos youkais, as criaturas sobrenaturais orientais, hoje nós visitaremos uma dos mais famosos e intrigantes seres da mitologia japonesa: o Tengu.
Os Tengu são criaturas que figuram tanto no budismo japonês quanto no xintoísmo. Possuidores de poderes sobrenaturais, eles podem alterar a sua aparência, transformando-se em animais ou em seres humanos, e de se transportar sem utilizar as suas asas.

Ten + Gu = Tengu
Formada pelos kanji “Ten”, que significa “céu” e “Gu”, um antigo kanji chinês que significa “cachorro” (aos que conhecem o idioma japonês, não é o mesmo kanji de “inu”), a palavra Tengu é traduzida como “cão celestial”.
O Tengu, por si só, é uma criatura de origem chinesa, tendo sido introduzido no Japão por budistas chineses. O Tengu estaria, então, relacionado à criatura chamada Tiangou, que também significa “cão celestial” e que possui a forma de um cão. Esta última consideração seria óbvia se não fosse por um detalhe: os Tengu não se parecem em nada com cachorros: eles são retratados como pássaros ou semelhantes a homens com longos narizes.
Tendo sido trazido por monges budistas da China, o Tengu logo foi absorvido pelos yamabushis, os praticantes do Shugendou, uma tradição asceta japonesa de origem budista que reúne elementos da escola Shingon, da escola Tendai e do Xintoísmo com práticas de artes marciais. Yamabushi significa “aquele que vive na montanha” e, por isso, também os Tengu passaram a ser conhecidos como criaturas que vivem nas montanhas e florestas, bem como são considerados os patronos das artes marciais, mestres de guerreiros, samurais e ninjas.
Não tardou para que os Tengu fossem elevados ao status de kami, sendo considerados kami das montanhas e das florestas. Antigos textos xintoístas dizem que os Tengu seriam crias de Amanozako, uma kami feroz gerada pela raiva de Susanoo. Ainda no xintoísmo, ele foi associado ao kami Sarutahiko, o principal kami da terra, pois este também possui um longo nariz.
Tradicionalmente, eles eram retratados como criaturas malvadas, que gostavam de pregar peças nos seres humanos e de tentar os samurais e monges budistas, principalmente os pretensiosos e arrogantes, características que, por vezes, eles próprios manifestam. Por isso, ainda hoje a expressão Tengu é usada para designar uma pessoa orgulhosa e vaidosa.
Os Tengu são classificados em Daitengu e Kotengu, ou Grande Tengu e Pequeno Tengu, respectivamente. Os Daitengu são os Konoha Tengu (Tengu das Florestas), também chamados de Yamabushi Tengu, e possuem longos narizes. Já os Kotengu são os Karasu Tengu, ou Tengu Corvos. Eles também se vestem como yamabushis, assim como os Daitengu, mas possuem bicos de corvos ao invés do longo nariz característico.
Excelente! Já tava sentindo falta dos posts sobre youkais. Não que os outros não sejam bons! Pelo contrário, mas os posts sobre youkais sempre alimentam a curiosidade especial que os amantantes ocidentais de anime e mangá tem sobre eles. 🙂
Legal, esses são famosos mesmo, acho que aparecem até no AD&D Monsters Manual, ou pelo menos em algum Oriental Adventures 🙂
Muito legal o texto, explicativo e interessante. Obrigado Aoi. ^^
Muito show os posts de criaturas sobrenaturais, acompanho todas e leio todas com atenção muito legal mesmo, muito obrigado Aoi,
Bom, Muito bom, adorei saber mais sobre os Tengu!