Como prometido, hoje mostrarei a vocês como montar o altar doméstico xintoísta, conhecido como kamidana. Ele é muito parecido com o butsudan, o altar budista, mas com ele não se confunde.
Em primeiro lugar, a sua localização: o kamidana é montado sobre uma prateleira alta, num lugar calmo e limpo da casa, no leste ou no sul. Isso tem a ver com o Feng Shui e com as disposições do Céu Posterior. Já vimos que a posição nordeste é conhecida como o Portão do Oni, não sendo uma direção nada auspiciosa. Isso porque nordeste é a posição do trigrama ken, a montanha. Mas deixarei para explicar isso quando falar de Feng Shui qualquer dia…
Escolhido e preparado o local, está na hora de montar o kamidana de acordo com a disposição da imagem abaixo:
1 – Kamidana: sim, essa “casinha” também é chamada de kamidana, e é a principal peça do altar shinto. É dentro dela que será guardado o ofuda do kami a ser cultuado.
2 – Espelho: o espelho é um dos três tesouros do Japão. Simboliza o espelho que foi utilizado para fazer a kami Amaterasu sair de sua caverna, e é uma das representações do kami no altar. Deve-se sempre rezar de frente para o espelho.
3 e 4 – Osara: pratos para oferendas. No número 3 se coloca arroz e no número 4 se coloca sal.
5 – Mizuire: jarro especial para se colocar água.
6 – Heiji/Omikitsubo: jarros para shinshu, o sake sagrado oferecido ao kami.
7 – Rousoku-tate: castiçais.
8 – Sakaki-tate: vasos para sakaki. Sakaki é uma planta sagrada do shinto, e seus ramos são colocados no kamidana como um símbolo da presença do kami.
Além dessas peças, coloca-se ainda a shimenawa com shide no topo da prateleira. Shimenawa é a corda de palha trançada, e o shide é a tira de papel dobrada em zigue-zague. Os dois também são símbolos da presença do kami e marcam o local sagrado.
Há ainda o sanpou, que é um suporte de madeira para outros tipos de oferenda, tais como mochi, daifuku, daidai, e o kagami-mochi de oshougatsu. Na primeira imagem deste post, podemos ver três daidai em cima de um sanpou.
Vários outros itens ainda podem ser colocados no kamidana, como amuletos, estátuas, maneki-nekos e darumas, mas os aqui mostrados são os principais.
Ok, algumas perguntas:
1- Sei que existem vertentes do budismo encontradas apenas no Japão (esqueci o nome). Eles tem alguma forma própria de montar seus butsudan?
1- Quais são os outros dois tesouros do Japão?
Nota a parte, gostei de ver alguns pontos em comum do kamidana com o sanctum que utilizamos em nossas práticas, cara soror.
Paz Profunda
A.K. 1 – Sim. Estou preparando um post sobre como montar um butsudan Shingon. Deve ir ao ar daqui algumas semanas.
2 – Além do Espelho, há a Espada e a Joia (uma magatama, um tipo de ‘miçanga’ em forma de vírgula).
Aproveitando o post venho aqui perguntar : Quais eram os instrumentos mágicos dos Onmyodos?
Já leu algo sobre Fuuzetsus? Já li que os 3 pilares da magia oriental são : Mudras,Ofudas e Fuuzetsus o ultimo sendo circulo mágicos. Todos para manipulação e transmutação energética. Concorda?
A.K. Basicamente os mesmos instrumentos usados pelos sacerdotes xintoístas, como a haraigushi e o gohei, e ofudas, obviamente.
Com esse nome, apenas em um anime. Fuuzetsu significa “selo de isolamento”, e nada mais é do que uma kekkai, uma “barreira”. Quanto aos três pilares, eles são o “san mitsu”, os três mistérios do Shingon: corpo, palavra e mente. Nessa tua relação, corpo é mudra, ofuda é palavra e campos de proteção e barreiras energéticas são mente. É uma associação mais prática do que ficar na teoria do que significam essas três palavras.
Toda e qualquer prática avançada em magia oriental vai se utilizar desses três elementos. Podemos dividir pedagogicamente o ofuda nesses três elementos: corpo é a tira de papel, palavra é a kotodama que o ativa, mente é a visualização e a vontade do magista aplicadas no resultado que se deseja obter.
Podemos pegar os rituais ocidentais também e fazer a mesma divisão. Tudo gira em torno de corpo, palavra e mente.
Por favor, há alguma orientação com relação à localização do altar em uma casa assobradada ? é indiferente colocar o altar na parte de cima ou na parte de baixo da casa ?
A.K. Não há problema nenhum em ser na parte de cima ou na parte de baixo, desde que fique no alto.
Muito instrutivo e ilustrativo.
Parabéns e obrigado.
Prezado Aoi Kuwan,
onde posso conseguir o Sakaki, Obrigado
A.K Apenas importado. Se alguém souber onde comprar no Brasil, informe nos comentários, por favor.
Como faço para ter um altar shintoista em casa??? onde adquiri-lo, para quem peço permissão, gostaria de te-lo em minha casa, existem restrições, obrigado.
Eu vi poraí, gente dizendo q no hemisfério Sul devemos posicioná-lo para o norte ou leste…
Há alguma verdade nisso?
Aoi Kuwan: Leste, okay. Norte não é uma boa posição. Não se modificam as direções ao mudar de hemisfério. Há escolas modernas de Feng Shui que pregam isso, mas é importante salientar que elas são modernas – e ocidentais. Se mudássemos as posições ao mudar de hemisfério, teríamos que inverter a Astrologia Chinesa também. Durante mais de 4000 mil anos o Feng Shui foi usado de modo tradicional. É por sua conta e risco mudar as posições.